quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Midias nas escolas

A educação para a mídia deve funcionar levantando questionamentos, analisando as narrativas, conectando ideias, levantando a auto estima do aluno.Assim o professor poderá entender a maneira como o aluno elabora, recebe e processa as informações de caráter audio visual veiculadas pelas mídias.Tem-se a informatica como uma das principais mídias utilizadas nas escolas, tendo a particularidade de ser uma mídia multimidia , uma vez que agrega recursos de diversos tipos.A mídia pode ser uma grande colaboradora e geradora de um conhecimento aprendido de forma eficaz e até difusora da inclusão social, onde trabalha temas cotidianos e propõem slouções para problemas socais.
Nas escolas precisam exercitar as novas linguagens que sensibilizam os alunos e que os motivam e também fazer pesquisas escritas com trabalhos de entrevistas que utilizam um recurso da mídia, propor também propostas com a realização de um radio na escola, que tenha um formato bem atual, a construção de um jornal na escola . A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar .Mesmo se for uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, ele adquire uma nova dimensão, e sem mudar a proposta inicial.

A mídia para a educação infantil tambem é muito importante, pois é a partir da televisão que a criança aprende a conhecer , os outros, o mundo e a si mesmo; aprende a sentir,  a fantasiar, a relaxar, tudo vendo e ouvindo. A prendemos vendo as histórias dos outros e as histórias que os outros contam, assim a criança aprende. Mesmo no período escolar a mídia mostra o mundo de uma outra forma, mais agradável, mais feliz, ela fala sobre tudo que acontece no cotidiano, dos sentimentos e das novidades.A educação precisa incorporar essas novas tecnologias, acompanhando o cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário