quarta-feira, 9 de novembro de 2011

II Semana da Pedagogia/UNIFRA


Estamos na  II Semana da Pedagogia da UNIFRA, divulgando os materiais didáticos produzidos pelas acadêmicas nas variadas disciplinas que proporcionam o desenvolvimento desses instrumentos de aprendizagem que possam vir auxiliar na prática docente dos futuros profissionais que estão em formação inicial. Para tanto e buscando inserir as TICs nesse processo de objeto de aprendizagem, a disciplina de Mídias e educação, se faz presente na mostra de materiais didáticos com os mais variados meios de trabalhar o conhecimento aliado a tecnologia do mundo atual.
Agora, o nosso convite é voltado a você que veio a esse espaço prestigiar e interagir com o curso e suas construções. Deixe seu comentário registrando sua visita procurando elucidar como você percebe essa inserção das mídias no processo de ensino e aprendizagem na escola da sociedade atual, aproveite e participe da enquete sobre o uso das mídias como recurso didático na sala de aula.

Obrigada!
Turma de Mídias e educação  

Midias nas escolas

A educação para a mídia deve funcionar levantando questionamentos, analisando as narrativas, conectando ideias, levantando a auto estima do aluno.Assim o professor poderá entender a maneira como o aluno elabora, recebe e processa as informações de caráter audio visual veiculadas pelas mídias.Tem-se a informatica como uma das principais mídias utilizadas nas escolas, tendo a particularidade de ser uma mídia multimidia , uma vez que agrega recursos de diversos tipos.A mídia pode ser uma grande colaboradora e geradora de um conhecimento aprendido de forma eficaz e até difusora da inclusão social, onde trabalha temas cotidianos e propõem slouções para problemas socais.
Nas escolas precisam exercitar as novas linguagens que sensibilizam os alunos e que os motivam e também fazer pesquisas escritas com trabalhos de entrevistas que utilizam um recurso da mídia, propor também propostas com a realização de um radio na escola, que tenha um formato bem atual, a construção de um jornal na escola . A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar .Mesmo se for uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, ele adquire uma nova dimensão, e sem mudar a proposta inicial.

A mídia para a educação infantil tambem é muito importante, pois é a partir da televisão que a criança aprende a conhecer , os outros, o mundo e a si mesmo; aprende a sentir,  a fantasiar, a relaxar, tudo vendo e ouvindo. A prendemos vendo as histórias dos outros e as histórias que os outros contam, assim a criança aprende. Mesmo no período escolar a mídia mostra o mundo de uma outra forma, mais agradável, mais feliz, ela fala sobre tudo que acontece no cotidiano, dos sentimentos e das novidades.A educação precisa incorporar essas novas tecnologias, acompanhando o cotidiano.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mídias e formação de professores: O desafio da nova era educacional

Mais que um instrumento de aprendizagem e comunicação, as mídias tem ganhado força e voz nas produções de materiais  e como meio didático no meio escolar. Entrar em sala de aula e negar que o aluno que ali se insere é imerso dentro de um mundo digital, é abrir mão de todo um rico arsenal de procedimentos e metodologias, que se bem organizado e com o cuidado de passar por uma criteriosa seleção, tornam-se de grande valia para o propósito didático.
A formação inicial de professores cada dia mais vem na busca de uma interligação entre o currículo e os mais variados tipos de mídias que permeiam a sociedade atual , como um ponto de apoio para diversificar o modo como se dá o processo de ensino e aprendizagem.
Focando em uma formação inicial como vistas a qualidade de um profissional que se insere de maneira critica e reflexiva, o curso de pedagogia tem em sua grade curricular a disciplina de Mídias e educação, que originou o blog e todas as discussões aqui postadas.




O post de hoje vem com  a proposta de mostrar alguns momentos vivenciados pelos acadêmicos nas aulas de mídia e educação, a construção de planos de aula que tenham em suas metodologias ,o uso da informática.É uma maneira de propor um amplo debate, do real papel que as mídias ocupam tanto no aprendizado, como na formação de professores para o exercício de suas funções enquanto disseminadores de conhecimento real e significativo.